Quienes somos

Este es el blog del foro de CRMyFFHH en la Aviacion, un foro de debate en habla hispana de entusiastas del CRM (Crew Resource Management) y los Factores Humanos como factores de prevención de los accidentes en la aviación.

El ingreso al foro es restringido, pero en este blog compartimos con internautas no miembros las sintesis de los temas que se discuten en el foro.

3eras Jornadas Latinoamericanas de Factores Humanos y Seguridad de Vuelo

Recife, Diciembre de 2008

Ver archivos de algunas de las ponencias aqui


15/12/2008 - 12h35
Segurança de vôo é discutida em jornada internacional na cidade de Recife

“Esse é o século da aviação. O transporte aéreo crescerá até o limite da nossa capacidade de gerenciar o erro humano”. Essas foram as palavras do Ten Cel João Carlos Bieniek, chefe do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA 2), no momento em que compunha a mesa de abertura da III Jornada Latino-Americana de Fatores Humanos e Segurança de Vôo. O evento aconteceu na faculdade Francinete de Recife (FAFIRE) nos dias 5 e 6 de dezembro e contou com a participação de profissionais e estudiosos da aviação do Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, França e Uruguai.

Com o objetivo de congregar especialistas e difundir conhecimentos e novas tecnologias com vistas à prevenção e conscientização dos riscos de acidentes aéreos, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e o SERIPA 2, em conjunto com a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) trouxeram, pela primeira vez ao Brasil, essa Jornada.

O Major Aviador Júlio Sendin Dominguez, Oficial de Segurança de Vôo da Força Aérea Espanhola, com 5 mil horas de vôo no CN295 e participação em três conflitos armados, ressaltou a importância desse evento: “A informação é necessária para a evolução do homem. E o homem, por sua vez, não é perfeito. A perfeição é alcançada por meio da busca do aprendizado, do treinamento e da instrução. E aqui o que busco é discutir a importância dos fatores humanos na relação homem versus tecnologia.”

O evento, que teve como público-alvo a comunidade civil da aviação, militares da Aeronáutica, assim como profissionais das mais diversas áreas que trabalham direta ou indiretamente com o tema em questão, foi palco de 25 apresentações de trabalhos científicos, 4 conferências e 2 mesas redondas, além de palestras com autoridades internacionais.

Fonte: II COMAR